Sim! você caiu na pegadinha do malandro! Nesse artigo quero falar sobre a quantidade de livros, vídeos e artigos sobre UX Designer, esse blog esta incluído nessa categoria.
Já ouviu um termo "Designer travado"? Se você não ouviu nem esquente esse termo eu acabei de criar.
Eu estou chocado com a infinidade de livros e materiais sobre o assunto. E sim, já to de saco cheio do Termo UX.
Esse termo esta mais utilizado que baralho de buteco. Hoje está competindo a mesmo nível do famoso Coach ou a forma que gosto de brincar "Couchas"
Não estou desmerecendo nenhum profissional, mas no último ano isso explodiu.
E ai que entra o designer travado. Com uma infinidade de material pela web o cara passa a vida dele lendo artigos e experiencias de outros caras que estão na praça. Entendeu? Não!
A melhor experiência é a sua.
João Andrade
Experiencia se adquire na jornada, errando e errando de novo e depois errando mais um pouco e no final você erra de novo e começa a entender.
Você não vai encontrar em um livro o passo a passo para conseguir acertar no seu produto e sair felizão. Você pode encontrar frameworks que pode te auxiliar, mesmo assim tudo não passa de hipóteses.
Esses dias eu desci no desenvolvimento da empresa para cumprimentar a galera, trocar papo de nerd e fazer piadas idiotas. Peguei uma amiga em uma sofrência terrível.
Ela estava travada!!
Pediram para ela uma solução de UX para um produto?! Ela não sabia nem por onde começar. E a maioria da galera que queria ajudar tinha muita teoria e pouca prática.
Muitos já tinham lido uma infinidade de livros e artigos e estavam com Phd em leitura (isso não existe kkk). Com esses caras eu nem começo um dialogo!
Cheguei nela e falei:
Eu: E ai, o que ta pegando?
Ela disse: Mano, não consigo fazer essa parada que me pediram!
Eu: Porque?
Ela: Sei la cara, eu até entendo o que eles querem mas estou travada.
Eu: Pare de ler um pouco sobre UX e comece a errar.
Ela: Como assim?
Eu: A experiencia não esta apenas no usuário mina, nesse exato momento você esta passando por uma. E quer encontrar em um livro ou artigo uma solução mágica para esse problema.
Você só ganha errando. Esqueça tudo o que você leu até o momento. Faça uma conta no produto e utilize ele por alguns dias como um cliente final, faça com que o produto seja parte da sua rotina e ai sim você vai poder montar algo mais sólido.
Ela: Mas os caras querem isso para ontem!
Eu: Desenhe qualquer coisa, faça uma apresentação bonita no Powerpoint, e se alguém questionar, diga que ainda não existe dados suficiente para você montar uma solução legal.
Ela: Valeu Jota.
Entendeu?
Pare de criar fantasias com o "mundo" UX, no final o que importa mesmo é sua experiencia.
Vamos avançar nesse dialogo? Quero muito saber o que você pensa a respeito.
Fica ai um vídeo, bacanudo enviado pelo Eric.